Residenciais Sênior. ILPIs.

Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI. Um Novo Mercado em Expansão!

O crescimento da população da terceira idade, assim como sua expectativa de vida traz consigo novos desafios para a sociedade. Somadas a todas as dificuldades de criar um ambiente que preencha todas as necessidades do idoso.

Um Mercado em permanente crescimento!

Quando procuramos identificar as empresas e serviços ligados a Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI, encontramos uma relação interessante de nomes diferentes. Faça um teste. Procure no Google ou outro buscador. São muitas empresas e serviços encontrados. Diversas nomenclaturas para identificar a mesma área de atuação, mesmo nicho de negócio. Veja alguns: Clínica Geriátrica, Asilo, Geriatria, Casa ou Lar de Idosos, Casa ou Clínica de Repouso, Residencial Geriátrico, Hospedagem Assistida e Residencial Sênior. Outra constatação é o seu crescimento vertiginoso e novas empresas surgindo a cada momento no mercado. Nas grandes cidades, o aumento é ainda mais representativo. Qual será o motivo ou os motivos desse crescimento? Será que é mesmo um mercado promissor? E no futuro, continuará sendo um mercado saudável? Vale a pena investir nesse mercado? É mais uma oportunidade de trabalho para o Administrador.

Vinte e cinco motivos para investir no mercado das Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI.

Vamos identificar, a seguir, os pontos considerados mais importantes que oportunizaram o crescimento acelerado no mercado ligado a internações de idosos como abordado acima.  Situação mais comprovada nas grandes metrópoles.

1. O crescimento do mercado das pessoas idosas. 

Interessante os dados levantados nas últimas décadas sobre o ser humano que ganhou mais 20 anos de expectativa de vida.  O Brasil tem envelhecido rapidamente. Hoje são 120 idosos para cada 100 crianças. Segundo dados do IBGE, em 2005, a faixa etária de pessoas com mais de 60 anos – conhecida tecnicamente por terceira idade, mas que o mercado está chamando de sênior, representava cerca de 8,8% dos brasileiros. A previsão do IBGE é esse número chegar a 17% em 2030, quando o Brasil passará do 16º para o 6º país com maior número de idosos.

O Brasil tem 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o dobro do que há duas décadas, e que dobrará nos próximos 20 anos. A expectativa de vida também subiu, de 62 anos na década de 80, para 71 anos, hoje.

2. Mudanças sociais.

As famílias de hoje não contam mais com pessoas trabalhando só em casa e por isso não podem acompanhar os familiares que exigem cuidados especiais. Também, a mulher está presente cada vez mais no mercado de trabalho; somada à redução do número pessoas em cada família. Nascem menos crianças e a população de idosos aumenta não só na quantidade, mas também em tempo de vida!

3. Alto custo de manter uma estrutura especial para cuidar o idoso na própria residência.

Hoje, manter um serviço com profissionais especializados durante 24 horas, além de envolver um valor financeiro expressivo, também gera outros importantes inconvenientes. São muitos os exemplos como: problemas com as leis trabalhistas; a necessidade de administrar as eventuais faltas ao trabalho dos profissionais contratados; o tempo gasto ou falta de tempo do familiar cuidador nas tarefas de compra de materiais, alimentação e medicação; contrato de fisioterapeutas e outros cuidados necessitados pelos idosos.

4. A procura do próprio idoso pelas casas especializadas.

Já estamos vivendo uma mudança na própria consciência, na cultura de alguns idosos. Ainda é incipiente, devendo aumentar ao longo do tempo. Muitos idosos, para não incomodar os filhos ou outras situações de relacionamento complicado familiar, buscam um local onde possam viver um novo momento. Buscam casas especializadas para passar o resto da sua vida sem incomodar ou ser incomodados.

5. O idoso exigindo cuidados muitos especiais.

O crescimento da expectativa de vida, especialmente originado pelo avanço da medicina, está exigindo, cada vez mais, esse atendimento especializado; não mais podendo ser oferecido pelos próprios familiares em suas residências. Os hospitais, até com grande complexidade, não estão orientandos em seus negócios para internação do idoso. Oferecem somente tratamento clínico, escolhendo atendimentos que geram mais retorno financeiro. É difícil encontrar vagas para uma internação imediata dessa classe!  Atendimento esse oferecido pelas empresas ligadas a idosos prontamente e com excelente infraestrutura e profissionais capacitados.

6. Aumento dos profissionais especializados no atendimento dos idosos.

O aumento dos profissionais de nível superior especializados em Geriatria e/ou Gerontologia está oportunizando a valorização e crescimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos/ ILPI. São profissionais que conseguem demonstrar e convencer os idosos e/ou seus familiares sobre a importância desse novo modelo de serviço. Modelo de vida com mais qualidade.

7. A profissionalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos/ ILPI.

Aos poucos essas empresas estão sentindo a necessidade de atrair novos clientes com uma área comercial, marketing e vendas especializadas, além de serviços oferecidos a atenção especial de captura e fidelidade desses clientes. Também se especializaram em convencer o familiar sobre a nova modalidade e seus benefícios.  Empresas inovadoras em fazer parcerias e buscam um relacionamento com os próprios hospitais, especialistas médicos e alguns convênios com o objetivo de atrair novos clientes.

8.Desmistificando o conceito de “casa de depósito de idosos”.

Grupos de empresas especializadas na atividade procuram através de estratégias trabalho integrados, desmistificar certos tabus, preconceitos com as casas idosos, principalmente construídos no passado. Um dos maiores fatores que contribuíram para essa visão vem da palavra asilo que para muitos é um depósito de idosos. O SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre) congrega um grupo conceituado de Clínicas Geriátricas, trabalhando de forma integrada, com o objetivo de desmistificar o preconceito com essas instituições.

9.A concentração dos idosos em grandes centros urbanos.

Os idosos necessitados de cuidados especiais procuram centros maiores para fixar residência.  Com isso terão cuidados médicos de maior resolutividade, serviços de diagnósticos ou serviços especializados ligados a idosos.

A concentração de idosos nos grandes centros oportuniza uma ação certeira dos empreendedores na aplicação dos seus recursos. O risco de erro é muito pequeno.

10. Excelente retorno financeiro.

Pelo baixo investimento relacionado com outros serviços ligados a área da saúde e o respectivo retorno financeiro, comparado com outras aplicações, fez com que muitas pessoas não se arrependessem. Continuam crescendo também. Esses são empreendedores, porque entraram no mercado de forma profissional utilizando as diferentes estratégias e ferramentas para tornar uma empresa vencedora e longeva.

11. Profissionais da área da saúde tornando-se empreendedores.

São muitos profissionais da área da saúde, em especial Enfermeiros, Médicos, Administradores, Nutricionistas, Fisioterapeutas que exerciam antes suas profissões como funcionários, e resolveram entrar no mercado. Por diversas situações, algumas pelos baixos salários recebidos em empresas ou falta de vagas, buscaram arriscar e tornar-se um empreendedor no mercado ligado à assistência a idosos.

12.A qualidade e variedade dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas especializadas e que não podem ser reproduzidas nas residências dos idosos.

A assistência assistida que encontramos em certas clínicas geriátricas com alto grau de qualidade é difícil oferecer para os idosos em suas próprias residências. É o atendimento médico pelo menos semanal ou quando necessário, a qualquer momento, a enfermagem especializada vinte quatro horas, a alimentação controlada por especialista, hotelaria diferenciada, fisioterapia, controle da medicação, atividades de lazer, de relacionamento e convivência com outras pessoas.

13 A única alternativa viável.

Pela experiência com as Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI, vivenciamos situações que, para o familiar ou o responsável pelo idoso, a única alternativa é deixar nessas empresas. O idoso exigindo cuidados especiais em função de múltiplas dependências, inexistência com quem se responsabilizar a cuidar na própria residência, os hospitais restringindo esse tipo de cliente ou os aspectos financeiros são outros fatores.  Encontramos também situações que a imagem negativa do idoso, pela situação que se encontra, cria situações constrangedoras para as crianças da casa. Muitas vezes os filhos preferem que os netos não tenham certas experiências negativas dos avós em relação a sua doença.  Os pais preferem que os filhos guardem as belas imagens de convívio com seus avós. Preferem levar os filhos a visitá-los na clínica do que conviver o tempo todo.

14 A insegurança dos grandes centros urbanos.

Muitos clientes das Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI dos grandes centros urbanos no Brasil, eram moradores solitários em suas residências. O avanço generalizado da insegurança obrigou os seus familiares a buscar novas alternativas de moradia. Atualmente uma das alternativas têm sido a pesquisa e a escolha de empresas especializadas em oferecer os serviços no qual um dos argumentos de vendas está inserido a palavra segurança. A segurança em diversos sentidos, desde o patrimonial até os ligados com a própria saúde do idoso.

15. Surgimento transtornos, distúrbios mentais nos idosos.

Transtornos e distúrbios mentais são alterações do funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, na vida social, na vida pessoal, no trabalho, na compreensão de si e dos outros, na possibilidade de autocrítica, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida em geral. Da mesma forma, existe um forte preconceito e dificuldade de buscar ajuda. Muitos destes pacientes eram tratados em hospitais com transtornos mentais ou clínicas psiquiátricas, mas hoje muitas Instituições de Longa Permanência para Idosos/ILPI, dependendo da situação, também oferecem atendimento especializado.

16.Aumento pela procura da hospedagem diária, temporária ou esporádica.

Familiares optantes de cuidar do idoso em sua própria residência encontram diversas situações que buscam ajuda nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Procuram, durante a semana, levar o idoso para a Instituição para participar de atividades em grupo. Também, o familiar, necessitando se afastar da cidade para um curso, viagem de férias ou outras situações, deixa o idoso por um determinado tempo no serviço. São muitos os exemplos que o idoso, a partir dessa experiência e que se tornou positiva, acabou solicitando ao familiar que permaneça de forma definitiva.

17. Crescimento da demanda a partir da nova lei trabalhista para as domésticas.

Quando foi promulgada a nova lei das domésticas, foram criados diversos encargos e responsabilidades do contratante! Muitos serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos foram procurados. O aspecto da jornada de trabalho, folgas, férias, adicional noturno, hora extra e outras responsabilidades, obrigaram a repensar o atendimento na própria residência. Em muitas regiões do Brasil, houve um aumento da procura e o uso das casas especializadas no atendimento do idoso.  (Sempre penso que se deveria comprovar essa informação com dados)

18. Empresas especializadas por patologias importantes.

Algumas empresas optaram por se especializar em apenas uma determinada patologia que é muito comum nas pessoas idosas. A partir da escolha procuram oferecer todos os recursos para que a pessoa tenha a melhor qualidade de vida possível.

Exemplo é o Residencial Brooklin, casa de repouso especializada para o tratamento do Parkinson e atende pacientes acima de 60 anos de ambos os sexos. Tem como princípio atuar dentro dos preceitos que envolvem respeito, dedicação e humanismo. A equipe multidisciplinar tem o foco no bem-estar e conforto do paciente em todos os procedimentos.

19.Empreendimentos imobiliários direcionados para o mercado do idoso.

Empresas do ramo de construção também descobriram o importante mercado. Além de disponibilizar diversos lançamentos com aposento voltado para o idoso, também oportuniza uma estrutura em anexo onde o idoso disponibilizará diversos serviços especializados.

20. Hospitais também oferecendo serviços ligados a Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Muitos hospitais ou por necessidade ou como própria estratégia de negócio estão também investindo nesse segmento. Encontramos pequenos hospitais em cidades localizadas perto de grande aglomerados de pessoas ou por até obrigação, não tem condições de oferecer serviços especializados de grande resolutividade, entraram também na disputa pela hospedagem do idoso.

21. A vida agitada do novo mundo.

A nova forma de viver fez com que o tempo é um dos produtos mais escassos. As pessoas não têm mais tempo para nada. A luta é diária num corre e corre frenético. Parte do tempo é em busca da própria sobrevivência. Tudo isso fez que desaparecesse o tempo para acompanhar o idoso da família. Surge então a saída: Instituições de Longa Permanência para Idosos.

22. A quebra do paradigma “culpa”.

Deixamos por último um dos principais conflitos internos dos familiares em colocar um dos seus membros numa empresa ligados à assistência assistida do idoso, a “culpa”. Sempre lembrando que alguns autores defendem que uma instituição ligada à área da saúde trabalha principalmente com emoções. A culpa é uma das principais emoções negativas quando se trata de buscar um novo lar para o seu familiar. Nós ainda vivemos a crença que o idoso deveria permanecer com os familiares. Assim era com os nossos antepassados. Hoje as empresas que trabalham de forma profissional sabem “oferecer”, “vender”, “negociar” os seus serviços com argumentos convincentes. Mesmo que a “culpa” do familiar não desaparece por completo pelo menos ameniza o máximo possível.

23. Necessidade da convivência social.

Muitos idosos em especial aqueles que possuem comportamentos mais expansivos, aqueles que sempre praticaram o relacionamento social, os de personalidade expansiva tem encontrado nesses serviços momentos de felicidade. Pessoas que muitas vezes renascem, acordam para uma vida melhor, mais motivada para viver o resto da vida.

24. Convênios ressarcindo despesas com as internações.

Alguns convênios já estão oferecendo internações ou complementando as despesas dos seus associados quando da necessidade ou escolha. A situação tem feito que alguns serviços deixasse um número de leitos para esses convênios fazendo com que o percentual final de ocupação seja bem atrativo.

25. Investidores criando redes de atendimento.

São muitos exemplos de pequenos investidores que começaram no negócio e com o seu sucesso partiram na inauguração de novas casas. Existe um modelo de negócio cujos investimentos necessários para trabalhar os recursos necessários não são altos. Com o próprio êxito do investimento inicial logo, logo possibilita aventurar, com segurança, novos sonhos.

Uma nova realidade, um novo tempo. 

O crescimento da população da terceira idade, assim como sua expectativa de vida traz consigo novos desafios para a sociedade. Somadas a todas as dificuldades de criar um ambiente que preencha todas as necessidades do idoso, além dos problemas relacionados com a parte financeira, a falta de tempo por parte dos familiares e outras situações, trás novo desafio. Surgem então os Residenciais Geriátricos, Clínica Geriátrica, Asilo, Geriatria, Casa ou Lar de Idosos, Casa ou Clínica de Repouso, Residencial Geriátrico, Residencial Sênior, Hospedagem Assistida. O nome não importa. O importante é seu papel marcante dentro da sociedade por ser uma alternativa às famílias cujos idosos possuem algum grau de dependência ou por não terem uma estrutura na sua própria residência.

Com tudo o que foi colocado, reafirmamos que as Instituições de Longa permanência para idosos vieram para ficar. Igualmente, o grupo de profissionais da Consult Residencial Sênior, tem absoluta certeza que é e ainda será um negócio rentável por muito e muito tempo.

Importante: Quer receber todos os artigos, vídeos e materiais publicados? Ou Buscar informações? Fazer comentários sobre o artigo? Por favor fique a vontade preenchendo os dois ítens a seguir. Muito obrigado. Vamos crescer juntos?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.