Administração

Como Planejar, Construir, Montar, Inaugurar e Fazer a Gestão do Residencial para Idosos. ILPs. Os Protagonistas.

Quando planejamos, construímos, montamos, inauguramos e fizemos a gestão de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos podemos assumir diversas modelos de protagonistas. Pelas experiências vivenciadas a mais de 25 anos são os seguintes grupos.

Olá tudo bem? Está pensando, decidindo ou já decidiu Planejar, Construir, Montar, Inaugurar e fazer a Gestão do Residencial para Idosos, Clínica Geriátrica, Lar ou Casa para Idosos, Residencial Sênior, as chamadas ILPIs – Instituição de Longa Permanência para Idosos ou outra nomenclatura tenho uma pergunta importante. Qual o seu modelo de protagonista irá adotar?

A seguir você poderá também assistir o tema do artigo no vídeo a seguir. É só clicar na figura.

Identificando os principais protagonistas nas ILPIs.

Já são mais de vinte anos acompanhando e desenvolvendo o trabalho no mercado das Instituições de Longa Permanência para idosos, através da consultoria, mentoria, assessoria e conduzindo treinamentos nessa área.

Mas antes agradeço ao meu grande amigo Luiz Tristão. Luiz é um dos pioneiros, que a vinte e cinco anos atrás iniciou no mercado das ILPIs aqui em Porto Alegre. Hoje ele conta com cinco residenciais. Durante todo esse período convivemos ou tocando informações, ou no trabalho de consultoria, desenvolvendo o treinamento dos seus colaboradores, mas em especial, curtindo uma linda amizade.

Juntos, Luiz, eu e os demais empresários, empreendedores do grupo, vivenciamos, analisamos permanentemente o crescimento do mercado aqui no Rio Grande do Sul. Por exemplo, hoje Porto Alegre já conta com mais de quatrocentas casas para idosos, alguns já defendem mais de quinhentas. Quando ele começou não chegava a dez.

Um dos pontos que estamos sempre analisando são os acertos e os erros, não só daqueles que já estão a atuar, mas principalmente dos novos empreendimentos que serão ou são inaugurados.

Durante esse período fomos a identificar os principais protagonistas não só das casas, dos empreendimentos atuais como aquelas que são colocadas no mercado.

Para melhor entendimento ficou assim a classificação.

Grupo um. Fundadores.

São as pessoas que são responsáveis pela existência das ILPIs no mercado. Podemos separar por: empreendedores, empresários, profissionais da saúde, investidores, aventureiros, impostores, amadores e empresários empreendedores vencedores em ILPIs.

Grupo dois. Tocadores.

São os profissionais que tocam, produzem, operacionalizam, gerenciam os produtos e serviços que serão usados pelos clientes. Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Educador Físico, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Nutrição, Cuidadores, Auxiliar de Hotelaria, Auxiliar de Serviços Gerais e outros.

Grupo três. Clientes.

São aqueles que irão utilizar consumir os produtos e serviços. Eles podem ser chamados de pacientes, hóspedes, residentes, familiares, convênios e outras fontes pagadoras.

Grupo quatro. Atores complementares.

São outros profissionais, entidades e empresas que tem algum relacionamento, ajudam na produção e operação dos serviços. Fornecedores, serviços de apoio, profissionais temporários, consultoria e outros.

Quanto à relação da origem dos prédios construídos.

No lançamento de uma nova ILPIs no mercado é utilizado quatro modelos principais.

  • Construção de prédio exclusivo.
  • Reforma de prédio próprio ou de terceiros.
  • Transformação de Hotel, Motel ou Pousada em uma ILPI.
  • Outros.

Hoje vamos falar dos protagonistas começando pelo grupo um. Os fundadores.

No grupo dos fundadores começamos pelo empreendedor e pelo empresário.

Empreendedor e empresário que não são sinônimos. Muitos confundem e poucos veem as diferenças. O empreendedor e empresário têm papéis distintos e exigem competências diferentes. Ou seja, nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor.

Igualmente podemos encontrar empreendedor empresário ou empresário empreendedor

A confusão ocorre porque muitos desconhecem as características do empreendedor e do empresário. Para muitos, empreendedor ou empresário é quem abre o negócio. Abriu um negócio e acreditam que é tudo a mesma coisa, o que definitivamente não é.

Existem empreendedores que falham justamente por não serem empresários. Tem a ideia, abrem o negócio, mas faltam as competências necessárias para consolidar aquilo que criou. Agregar o conhecimento sobre gestão pode ajudar a dar conta de levar o negócio adiante. O empresário, no que lhe concerne, poderá faltar à capacidade de criar e inovar, mas é especialista na gestão da empresa atual.

O empresário é uma pessoa que por meio da junção de capital e trabalho, produz e gerencia bens e ou serviços ao mercado, fazendo com que a empresa cresça e tenha lucro.

O empreendedor é uma pessoa que pode atuar em qualquer campo, pois o empreendedorismo está mais ligado à identificação de oportunidades, pro atividade, criatividade e vontade de agregar valor por meio da entrega de produtos e serviços inovadores. Seu grande forte é buscar a inovação.

Aprecio a forma Wellington Moreira palestrante e consultor coloca a situação.

“Muita gente compreende os termos empreendedor e empresário como sinônimo, mas a verdade é que eles dizem respeito a papéis distintos e complementares”.

“Um equívoco conceitual que na vida prática tem colocado em risco inúmeras empresas mundo afora”.

“Empreendedor é quem identifica oportunidades e gera riquezas a partir delas”.

“No mundo do trabalho, aquela pessoa que pode criar uma empresa ou negócio a partir de uma simples ideia”.

“Já o empresário, por sua vez, é todo indivíduo que tem competência para perpetuar essa mesma empresa ou negócio”.

“Nem todo empreendedor também é um empresário e nem empresário é um empreendedor

Profissionais da saúde.

Outra figura que está muito presente no mercado na construção e funcionamento de instituições de longa permanência para idosos é o grupo de representantes da área da saúde. Chama a atenção os profissionais Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Nutricionistas e Administradores ligados à saúde.

Comunicados uma pesquisa em todos os residenciais de uma cidade de médio porte do Rio Grande do Sul e descobrimos mais de cincoenta por cento dos requeridos ou que continuam atuando na área da saúde.

Tem o mercado dos idosos como um negócio final ou paralelo.

O que chama atenção desse grupo é a sua pouca experiência ou formação ligada à arte e ciência de empreender, de utilizar uma gestão profissional, ser um profissional atuante.

Investidor.

O mercado em crescimento do idoso chamou a atenção também de uma classe que está sempre ligado em busca de nicho interessante no mercado.

É alguém que pretende um rendimento maior sobre o seu dinheiro, maior do que uma poupança, aplicação bancário possa oferecer.

Para tal, está preparado para correr riscos maiores na esperança de obter maiores recompensas.

Os investidores sensatos nunca esquecem o fato de poderem perder o seu investimento, dinheiro distribuído.

Por isso são muito seletivos para escolher onde desejam investir, analisam com todo cuidado como opções oferecidas pelo mercado, buscando a segurança do investimento.

Aqui encontramos dois grupos de investidores. Aquele que apenas investe o recurso e retira os seus dividendos.

Encontrado também aquele que entra apenas com um imóvel já existente e recebe os dividendos.

O outro, chamamos de investidor sócio. Ele também ajuda na gestão do empreendimento.

Aventureiro.

Já o aventureiro até se considera um empreendedor ou empresário especial, vencedor e que sempre está atento em algum ramo que está em moda, está em ascensão.

É movido pelo sonho de vencer no ramo escolhido. Acredita no seu sucesso, mas não procura analisar, avaliar os riscos em especial ligados ao investimento necessário.

Não possui experiência em gestão e nem no próprio negócio que pretende investir.

Tem muita fé, confia em si e gosta de utilizar o improviso. Não acredita e não busca ajuda.

Na maioria das vezes o negócio não cresce e desaparece num curto tempo deixando muitas mazelas para trás.

Igualmente trazendo muitos dissabores para o futuro em especial os financeiros.

O insucesso é a sua marca registrada ainda mais no mercado considerado complexo das instituições de longa permanência para idosos.

Impostor.

Lamentavelmente encontramos um grupo de pessoas expressivas operando no mercado das ILPIs chamados de impostores.

Na onda mesma de muitas pessoas bem intencionadas em trabalhar, empreender, nesse mercado interessante, encontrar cada vez mais um grupo que só buscam vantagens financeiras.

Grupo que não se importa com a forma que irá prestar os produtos e serviços, na maioria das vezes com péssima qualidade.

É um grupo que também procura surfar num mercado em crescimento.

Ele é muito forte em se tratando quando a procura é maior que a oferta ou tem como trabalhar com os preços mais baixos do que a concorrência, sem se preocupar com a qualidade mínima.

Impostor são as pessoas que procuram de toda forma enganar os futuros clientes. São profissionais em utilizar os melhores de formas de trapacear.

Alguém que engana com falsas aparências, com mentiras. Também é chamada de ardiloso, embusteiro, que pratica atos dolosos em especial junto à pessoa.

Dois exemplos muito comuns que encontrados em Porto Alegre.

O primeiro o tipo da pessoa que se diz empreendedor ou empresário aluga uma residência transformada num residencial sem levar em consideração as orientações em nível federal, estadual e municipal.

Ignora todo tipo de autorizações, licenças e restrições necessárias para o funcionamento.

A ética não faz parte na sua forma de atuar. Trabalha com o mínimo de pessoas não se importando pela sua qualificação e qualificação necessária.

Não se preocupa com a qualidade dos recursos da área.

Conquista os primeiros clientes através da estratégia do preço baixo no mercado. Uma verdadeira concorrência desleal.

Depois de atrasar, não pagar os alugueis do imóvel, o proprietário ou imobiliária tem dificuldades de retomar o imóvel.

É um processo demorado na justiça, pois se tratam de algo ligado a idosos internados no residencial, muitos deles com problemas ligados a saúde e os financeiros.

O impostor depois de acontecer à entrega do imóvel, resolvido a situação,  parte para outra residência praticando novamente a mesma estratégia.

Na linha mesma são os impostores que inauguram a casa se preocupando em transmitir uma bela imagem de funcionamento, um bom “marketing” visual trabalhando apenas em cima do preço baixo sem se preocupar com o valor dos produtos oferecidos.

É comprovado que o cliente tem dificuldades de medir, analisar previamente a qualidade do serviço, da empresa que ele irá contratar, utilizar.

Optou em levar mais em consideração o preço da diária. O nível da fiscalização é muito baixo pela quantidade de residenciais existente contra a quantidade de fiscais disponíveis pelos órgãos responsáveis.

Podemos afirmar que a fiscalização quase é inexistente. Os impostores são os principais responsáveis ​​em denegrir, dificultar na melhoria da imagem das Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Amador.

Encontrado um grupo com forte presença na ILPIs. Presença não só na construção de um novo empreendimento, mas no próprio funcionamento do dia a dia dos atuais residenciais.

Chamei de amador ou amadora pois está muito presente no grupo dos profissionais da saúde. Pessoas que maioria das vezes com uma boa expertise ligada à área da saúde, tem as melhores intenções, em especial proporcionada um atendimento diferenciado, uma experiência com qualidade para os idosos e os seus familiares.

Faz parte do seu sonho, no projeto de vida, criar uma empresa diferenciada.

Muitas vezes possuem algum imóvel ou recursos financeiros para iniciar e tocar a empresa. Faz parte da sua vida e com muita motivação, muita força de vontade, não tem medo do trabalho, está sempre pronto para “colocar a mão na massa”.

Porém, tem um ponto triste na história, falta algo muito especial, não existe algo obrigatório na condução profissional da empresa: a falta do conhecimento em Gestão, Administração.

Muitas vezes nem dominando o básico, o mínimo necessário das atividades ligadas ao planejar, organizar, dirigir e controlar todos os recursos para atender aos objetivos, os resultados tratados para transformar o seu sonho em realidade.

Transformar o seu sonho numa empresa com atendimento de qualidade, produtividade e rentabilidade. Construir uma empresa longeva.

Empresário empreendedor vencedor.

Há um grupo diferenciado na gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos no mercado.

Nós conseguimos identifica-lo quando do lançamento no mercado do seu investimento.

São verdadeiros empresários diferenciados, que por alguma razão especial, procuram levar ao mercado dos idosos e os seus familiares, soluções interessantes com o objetivo principal de buscar a sua qualidade de vida.

Muitos empresários, verdadeiros empreendedores, transferindo interessantes inovações ligadas não apenas para os idosos, mas principalmente aos familiares, ajudando a modificar a ainda péssima imagem que o setor transfere ao mercado.

Conceito, que ainda para muitos, o residencial é um depósito de velhos. Em função dessa linha acabam a buscar outras soluções prejudicando a própria qualidade de vida, desgaste emocional da família ou representando um gasto financeiro maior.

A boa notícia é que graças a esses empresários diferenciados, alguns verdadeiros empreendedores inovadores estão modificando a situação.

Também tem sido natural, quando vamos analisar um residencial diferenciado no mercado do Rio Grande do Sul, encontramos no seu gerenciamento, na condução do dia a dia um grupo interessante de empresários vencedores.

Pergunta final:

Se você está pensando, decidindo ou já decidiu em planejar, construir, montar, inaugurar e realizar a gestão diferenciada de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos em qual grupo se encontra?

E caso já atua no mercado, qual é o seu grupo?

Caso necessite alguma informação, esclarecimento, ajuda do que foi colocado, por favor, estou pronto para contribuir.

Ou para apenas bater um papo e podermos se conhecer melhor e porque não, criar uma relação de amizade. É só encaminhar, uma mensagem ou ligar. Pode ser pelo e-mail contato@ornelio.com.br ou telefone WhatsApp, Telegram 51999872188.

Aqui abaixo do vídeo coloquei os links dos endereços onde poderás encontrar outros materiais ligados à administração, gestão na área saúde. Também os endereços para trocar informações e crescermos juntos.

Por enquanto muito obrigado, do fundo do coração, até uma próxima oportunidade. Construindo juntos os resultados que você busca.

Muito Obrigado.

Ornélio Dias de Moraes.

Importante: Quer receber todos os artigos, vídeos e materiais publicados? Ou Buscar informações? Fazer comentários sobre o artigo? Por favor fique a vontade preenchendo os dois ítens a seguir. Muito obrigado. Vamos crescer juntos?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.